no posts
Blog da Mãe Executiva

maio 2012

PAPINHAS por Fê Mariz

Toda papinha deve ter, no mínimo, 4 tipos de ingredientes, quando o bebê tem 6 meses, ou 5 ingredientes, quando o bebê já está acostumado, comendo bem o almoço e o jantar, com cerca de 7 meses.

 

Aí vão os tipos de ingredientes:

 

Carboidratos, ricos em amidos: são os alimentos que tem a maior densidade calórica e que dão energia para o bebê. Formam o Grupo 1: batata, batata doce, cará, inhame, quinua, aveia, mandioca, abóbora, mandioquinha, milho.

 

Legumes e verduras, ricos em vitaminas e minerais e fibras, garantem a saúde do bebê, são divididos em dois grupos necessários:

Grupo 2: cenoura, beterraba, couve-flor, abobrinha, brócolis, quiabo, chuchu, berinjela, jiló, rabanete, nabo.

Grupo 3: são as folhas: couve, alface, rúcula, repolho, chicória, almeirão, agrião, escarola, espinafre, mostrada.

 

As carnes formam o próximo grupo, são as fontes de proteína, elas vão formar as estruturas do corpo do bebê. Comece a dar depois que o bebê já estiver acostumado com a consistência.

Grupo 4: carnes de boi magra, frango, peixe. As carnes tem que ser moídas ou desfiadas e fazer parte  da papinha integralmente, e não só o caldo.

 

Quando a criança está acostumada, adicionamos o último grupo, das leguminosas:

Grupo 5: lentilha, feijões, grão de bico, vagem, ervilhas. Também cozido e amassadinhos no prato.

Obs: se deixar os grãos de molho por algumas horas e trocar umas três vezes, diminui a chance do bebê ter gazes.

 

Refogue temperos naturais como cebola, alho, salsa, cebolinha, etc. Cozinhe no mínimo um ingrediente de cada grupo, separademente ou em conjunto. Coloque um fio de azeite depois que a preparação estiver pronta.

 

Não há necessidade de bater no liquidificador e nem passar na peneira. Amasse com o garfo.

 

Evite adicionar sal.

 

Fê Mariz

Postado em NUTRIÇÃO | Tags | Leave a comment

MÚLTIPLOS – ENCONTRO MOTIVACIONAL

Queridos seguidores,

Sabe que por alguns momentos achei que seria mãe de múltiplos…..fiquei grávida da minha princesinha que esta a caminho em janeiro e estava na Espanha, em fevereiro quando estava voltando de viagem fiquei menstruada…então não achava que estava grávida….quando descobri já estava com 7 semanas e os hormônios lá EM CIMAAAAA……minha médica me disse: “Mamãe, pelos hormônios do exame, ou vc esta grávida de gêmeos ou ficou grávida em janeiro!!!!”….AÍ JÁ VIU A CARA DO MARIDÃOOOOO…….BRANCOOOOO……BRANCO NÃO, TRANSPARENTE!!!!!

Eu achei o máximo pq eu tenho tios gêmeos e um deles é meu querido padrinho, mas como sou pequena logo pensei….imagina só como vai caber 2 crianças aqui na minha barriga?? E aí comecei a pensar várias coisas……mas isso durou só 3 dias…..pq fizemos o ultra e vimos que era um só, ou melhor, UMA SÓ….UMA PRINCESA LINDDAAAAAAAAA!!!!

Minha vó que conta a história dos gêmeos com tanto carinho, ela teve seis filhos e quando estava grávida dos gêmeos sabia que estava tudo diferente, mas vcs imaginem só naquela época…..ninguém conseguia descobrir que minha querida Vó Luiza estava grávida de gêmeos….ela descobriu uma semana antes de dar a luz!!!

Bom…..tudo isso para contar que eu super admiro mães de múltiplos…acho que elas são mesmo escolhidas e abençoadas!!!

Segue um encontro motivacional dia 30/05/12:

 

 

BJKS

COM CARINHO

DANI

Postado em TEXTOS | Tags | Leave a comment

Filho único … A decisão de ter mais filhos ou não…por Paty Kost

É sempre assim, você começa a namorar e perguntam quando você vali casar. Quando casa, perguntam quando vai ter o primeiro filhos e quando o primeiro filho faz um aninho… “Quando vem o segundo?”.

Sempre familiares, amigos e a nossa consciência realiza estes questionamentos. Muitas vezes, não sabemos nem o que é o certo, pois existem cobranças sociais que muitas vezes superam o que acreditamos que seja o melhor para as nossas vidas.

Por isto, eu acho que é um bom assunto para refletir e verificar o que é possível para o seu futuro.

Para ter o primeiro filho, existe muita expectativa e sonhos envolvidos com esta nova vida. Muitas vezes, não conseguindo visualizar a realidade de cuidar do bebê, as mudanças do corpo, o envolvimento do casal e todas as escolhas que a mãe realiza após a maternidade (desde comprar roupas para o bebê ao invés da super promoção que você encontrou, até pensar em realizar um curso voltado para as suas atividades profissionais e verificar o impacto da sua ausência na vida do seu bebê).

Mas depois do “furacão do primeiro filho”, existe o período que tudo se encaixa (acredite que este momento existe sim!) e novas ideias e sonhos começam a surgir… Neste momento, a ideia do segundo filho pode entrar na pauta, mas com este assunto, surgem novamente os anseios e preocupações referentes à pós-gravidez. E isto é normal? Claro que sim e é importante parar e verificar seus sentimentos e preocupações para que a fantasia não sobreponha o que pode acontecer na realidade.

Portanto, é extremamente relevante falar com o seu companheiro, pois o sonho e a realidade pertencem a esta família. É um assunto que deve ser discutido e sonhado em conjunto, desta forma é mais gostoso e “feliz” sentir o prazer de planejar mais uma vida que será gerada por você.

Pense no que você espera para a sua família, o que você espera para a sua vida pessoal e conjugal e principalmente o que você pode oferecer para esta família. Após o primeiro filhos, você aprende que o seu papel não é só gerar e sim cultivar, cuidar, manter e amar a família que você possui. Ou seja, não tem certo ou errado para as suas escolhas e sim a melhor escolha para a sua vida.

Um beijo

Patrícia

Postado em TEXTOS | Tags | Leave a comment

18/05 – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO JUVENIL

Infelizmente isso ainda acontece MUITOOOO!!

Em maio de 2000, o projeto da deputada federal Rita Camata – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional – foi sancionado. Assim foi instituído O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para saber um pouco mais sobre esse tema entre no site http://www.facabonito.com.br/

Bjks

Dani

Postado em TEXTOS | Tags | Leave a comment